Planeta Sustentável

domingo, 13 de junho de 2010

Exercícios para o 6o Ano/ HISTÓRIA

Exercitando

1. Por que o Egito foi um presente do Nilo?

2. Por que os egípcios eram politeístas?

3. Qual o motivo dos Faraós serem mumificados?

4. Explique a lei do Talião.

5. Por que alguns Faraós construíram as Pirâmides no Egito?

6. Qual o significado da palavra Mesopotâmia?

7. O que foi o Código de Hamurábi?

8. Explique a lei de Talião.

9. Quais os dois rios mais importantes que formam os limites da Mesopotâmia?




GABARITO


1. Por que os egípcios obtinham tudo do que necessitavam do rio, para sobreviver e construir os seus lares.

2. Na falta de explicações científicas, os egípcios passavam a acreditar que os vários fenômenos da natureza eram dirigidos por distintos deuses, cada um com uma função ou poder, originando assim o politeísmo.

3. A crença na vida após a morte fez com que os egípcios mumificassem os corpos para que, mais tarde, o espírito pudesse encontrar o corpo para servir-lhe de morada.

4. Estabelecia o princípio de que as punições dos infratores da lei, deviam ser iguais ao delito cometido. Daí a famosa frase: "olho por olho, dente por dente".

5. As Pirâmides possuíam um significado político e religioso, sua construção era um ato de fé que exprimia a estabilidade. O fato de serem construídas para serem indestrutíveis representaria a imortalidade do povo através da imortalidade do faraó que representava a todos. Eram símbolos, também, da adoração ao sol.

6. Significa "entre rios".

7. O primeiro código de leis escritas que se conhece.

8. Base do código de Hamurábi, ele estabelecia a punição de uma infração em igualdade de condições ao delito. Se alguém fere o olho de outro, ele também terá o seu olho ferido como punição.

9. Tigre e o Eufrates.

Um comentário:

  1. oi meu nome é alicia eu tenho 12 anos eu estou estudando sobre as leis de os egito e eu to fazendo uns testes q as perguntas mais faladas sao o siguinificado da frase'' olho por olho dente por dente '' professora vânia me ajudar me fala um pouco mais dessa leii

    ResponderExcluir

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores