Planeta Sustentável

sábado, 5 de junho de 2010

Respostas da folha dos exercícios sobre Absolutismo e Mercantilismo para o 7o Ano

1.
a) Exportando mais do que importando, era possível entesourar moedas e fortalecer o reino.
b) Sim, os países procuram ter saldo comerciais positivos, exportando mais do que importando.

2.
a) De tarifas protecionistas sobre o açúcar.
b) Também sob o mercantilismo os países adotavam tarifas protecionistas
para proteger a produção nacional e encarecer os produtos vindos de outros países.

3.
a) As riquezas das colônias eram exploradas exclusivamente pela metrópole; os colonos, os mercadores pagavam impostos para a metrópole e só podiam comprar dela. b) As colônias ficavam dependentes dos interesses da metrópole, o que limitava seu desenvolvimento. O comércio só poderia ser feito com a metrópole.

4. Tanto nas colônias inglesas como nas ibéricas houve a implantação de plantations; a diferença pode ser identificada nas estruturas de administração, muito mais rígidas nos casos lusitano e espanhol.

5. Elas monopolizavam as atividades comerciais, incluindo o transporte, entre as colônias e as metrópoles.

6.
a) Valiam-se da autoridade que dispunham, da quantidade de funcionários e da força de um exército profissional. Contavam com conselheiros para auxiliá-los e orientá-los e tinham de exercer o poder de justiça.
b) Ele argumentava que a origem do poder dos reis era divina; Deus delegava aos monarcas o seu poder político. c) Porque esse monarca representa o apogeu do absolutismo.

7.
a) Um documento do século XIII que limitava os poderes do rei.
b) O primeiro determinava que todos os produtos importados pela Inglaterra só poderiam ser transportados por embarcações britânicas ou pertencentes aos países produtores, o que prejudicava os comerciantes holandeses. Já o segundo era a declaração que conferia liberdade religiosa aos protestantes.
c) Porque seu poder passava a ser controlado pelo Parlamento, além de se instaurarem as garantias das liberdades individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores