Planeta Sustentável

domingo, 6 de junho de 2010

Paisagem Natural e Transformada

Observe o espaço ao redor de você: sua rua sempre foi como é hoje? Seu bairro sempre teve as mesmas construções? E as árvores? Foram plantadas novas árvores no seu bairro ou as árvores plantadas lá são antigas, grandes e dão ótima sombra? Você gostaria que houvesse mais árvores em seu bairro?

Se você conhecer alguém que more a mais tempo na sua vizinhança, pergunte sobre como era o local antigamente. Possivelmente essa pessoa irá relatar uma paisagem diferente da que você percebe hoje. Isto ocorre em função das transformações que ocorrem ao longo do tempo, como construção e demolição de prédios, mudança do traçado de ruas, implantação de fábricas, entre outros.

A observação e a interpretação da paisagem são o ponto de partida para nós entendermos as relações entre sociedade e natureza e assim, compreendermos melhor o mundo em que vivemos.

Na paisagem natural predominam os aspectos originais da natureza, tais como vegetação (florestas, selvas...), recursos hídricos (rios, lagos, mar, cachoeira...), relevo (montanhas, chapadas...), clima e fauna.

A paisagem humanizada é aquela em que são visíveis os resultados e transformações da intervenção humana. É muito importante que haja uma ação consciente do homem na paisagem, a fim de que esta ação contribua para a melhoria na qualidade de vida das pessoas, preservando a natureza.


Um comentário:

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores