Planeta Sustentável

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Século ( vídeo para os alunos do 6o Ano JELE e Lemos)

Vídeo 1 para os alunos do 8o Ano ( JELE )

Vídeo 2 para os alunos do 8o Ano ( JELE )

Vídeo 2 para os alunos do 9o Ano ( JELE )

Vídeo 1 para os alunos do 9o Ano ( JELE )

Vídeo 1 para os alunos do 7o Ano ( JELE e Lemos)

Vídeo 2 para os alunos do 7o Ano ( JELE e Lemos)

ATENÇÃO

Fiquem atentos na ordem correta para ver o filme  O nome da rosa.

Filme : O nome da rosa - Parte 13 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 12 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 11( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 10 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 9( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 8 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 7 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 6( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 5 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 4 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 3 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 2 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

Filme : O nome da rosa - Parte 1 ( Filme para os alunos do 7o Ano - JELE e Lemos)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Para o 6o Ano

O que estuda a História

História: estuda o passado e o presente, buscando compreender o papel que homens e mulheres tiveram na sociedade.
Fontes Históricas: é todo vestígio deixado por pessoas que viveram em tempos passados: escritos oficiais e particulares, construções, cartas, depoimentos, pinturas, esculturas ...

Para os alunos do 6o Ano do Lemos e do Jele.

Verdades Absolutas X Versões Históricas

Os historiadores do século XIX (1801 a 1900) acreditavam qm versões absolutas de um único fato, portanto faziam suas pesquisas apenas em fontes históricas oficiais: certidões (casamento, nascimento, óbito...), contratos, atestados, escrituras, sentenças...
Hoje acredita-se na existência de várias versões par um único fato.
Ex. Uma greve pode ter a versão dos operários, dos patrões, do políciais...
Personagens
Hoje o historiador conta a história de acordo com sua preocupação: os patrões (elite), os operários (lutas operárias).
As fontes históricas também mudaram, são estudas todas as realizações humanas: desenhos, pinturas, utensílio domésticos, ruínas, construções, lendas, crenças, músicas, filmes etc...

Vídeo de História para os alunos do 6o ano do Lemos e do Jele.

Vídeo de História para as turmas do 6o Ano do Lemos e do Jele

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Para as turmas 601 e 602 do Lemos de Castro Conteúdo do dia 12/02/2010.

Carnaval e História do Carnaval

O que é
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Bonecos gigantes em Recife
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Exercitando:

1) Qual escola foi a campeã do grupo especial do carnaval de 2010, no Rio de Janeiro?


2) Cole figuras sobre o carnaval 2010:

Smart Kids

Site para crianças se divertirem aprendendo!

Seguidores